terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cadê eles? Os famosos 18 anos?

É fácil dizer ao outro: "calma, tudo se ajeita", "não faça isso", "faça aquilo", "não tenha pressa", "tente". Todos, sem excessões, já fizeram isso uma vez, mas quando se trata de fazer o que foi dito, ninguém faz, e não venha dizer-me que já. Você já se estressou por besteira, já discutiu por impaciência, já gritou quando não podia, já chorou por um amor não correspondido ou por uma perda. Já achou que aquele dia seria o fim do mundo, já disse que está cheia de tudo. Não há um ser, vivo ou morto, que nunca tenha feito isso. Mas todos sabem, e muito bem, que apesar dos conselhos, tudo que é em exagero irrita. Uma pessoa gritando diariamente com você, um chato te chamando para não dizer nada, o jeito chato da pessoa que você tem que suportar, professores estressados e folgados. Bom, tudo em excesso irrita.
Agora imagine, uma pessoa que te impõe seus gostos, te obriga a fazer as coisas, nunca agradece e sempre te diz que é obrigação. Agora imagine isso por anos. Isso acontece com a maioria dos adolescentes, dos "filhos". E comigo, por uma questão de lógica, não é diferente. Todos já ficaram com raiva da mãe, com vontade de lhe dar uma resposta, bem mais que merecida. Dar-lhe o que ela pede entre linhas. Toda mãe pede pra esfregar-mos tudo em suas caras. Sempre exigem mais e mais, e nunca te agradecem ou te parabenizam. Sempre há algo que você deixou de fazer ou se fez, fez mal-feito. Sempre há uma exigência a mais, uma reclamação ou uma obrigação. Nós cansamos, será que elas não? Impossível.
A maioria dos adolescentes que vivem isso em casa, contam os dias para o seu mais esperado aniversário, os 18 anos, onde todos são livres e desimpedidos. Olhe que maravilha, sair sem hora pra voltar, não ter que ouvir reclamação de pai e mãe. Não ter que cumprir obrigação dos outros. Há sim aquelas coisas ruins, trabalho, contas e compromissos. Bom, eu prefiro trocar todo esse estresse por isso. Pelo meu dinheiro e minha liberdade. Mas essa data parece se arrastar para mais longe quanto mais corremos atrás. Inveja daqueles que já tem suas vidas, não?
Nem que eu tenha que morar em um ovo, que chamam de apartamento, nem que eu tenha que andar a pé ou de ônibus, nem que eu tenha que trabalhar o dia inteiro, fazer uma faculdade ou algo inútil. E poder sair a hora que eu quiser e voltar no outro dia. Já melhoraria minha vida e de muitas outras pessoas, mais que a metade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário